4 atividades sobre a Páscoa para praticar o speaking dos seus alunos

4 atividades sobre a Páscoa para praticar o speaking dos seus alunos

Metodologias Apr 3, 2023

Feriados são sempre uma ótima oportunidade de trabalhar novos vocabulários com seus alunos.

Nos dias que antecedem e até mesmo logo após essas datas comemorativas, os alunos ficam com a cabeça cheia de informações e novidades, animados em compartilhar com o Teacher e colegas suas últimas experiências.

Por isso, usar um espaço da aula para permitir que os alunos conversem sobre os feriados, é sempre uma boa ideia. Melhor ainda, se unir esse papo com o conteúdo da aula. Aí fica perfeito!

Mas se você está sem ideias para trabalhar com seus alunos sobre o feriado da Páscoa, não se preocupe!

Nós preparamos 4 ideias de atividades sobre a Páscoa para aulas de inglês, focadas na prática do speaking. Confira!

Memory Game com vocabulários da Páscoa

Uma atividade que os alunos adoram nas aulas de inglês são os jogos da memória.

Seja aquele tradicional, com as cartinhas que você vira duas por vez. Ou então os digitais, mais emocionantes ainda!

Agora, você já jogou o Memory Game 100% falado?

Funciona assim: depois de ensinar os vocabulários específicos sobre a Páscoa, peça para seu aluno falar uma das novas palavras aprendidas.

Você ou outro aluno (se for aula em turma) deve repetir essa palavra e acrescentar uma nova. A próxima pessoa deve falar as duas palavras, adicionando uma terceira e assim por diante.

O objetivo é que o aluno vá falando uma sequência de palavras, exercitando sua memória enquanto pratica o speaking e fixa os novos vocabulários em inglês.

Além de muito eficiente para a prática da pronúncia das palavras sobre a Páscoa, esse exercício proporciona uma interação muito descontraída entre os alunos e o professor.

Prepare-se para dar boas risadas!

“Guess what it is” temático sobre a Páscoa

Ao planejar suas atividades sobre a Páscoa para aulas de inglês, não deixe de fora esse jogo de adivinhação.

Se você estiver trabalhando adjetivos ou question words com seus alunos, melhor ainda! A atividade cai como uma luva. Mas não precisa ser só neste caso. Você pode adaptar a atividade para qualquer conteúdo que estiver trabalhando.

Veja como funciona:

Peça para seu aluno descrever um item relacionado a páscoa (coelho, ovo, chocolate e por aí vai) usando adjetivos.

Ou, se você estiver trabalhando um determinado tempo verbal, peça que o aluno forme frases usando esse tempo verbal, descrevendo o uso desse objeto ou alguma ação que possa ser realizada com ele, por exemplo.

Os outros alunos ou você deverão tentar adivinhar o objeto que ele está descrevendo.

Você pode tanto permitir que os alunos escolham o objeto ou você mesmo selecionar.

Essa é uma ótima atividade para fazer o fechamento da aula!

Tell about your last easter

Foto de duas meninas segurando coelhinho de páscoa. Atividades de páscoa em inglês
Peça para seus alunos contarem sobre sua Páscoa!

Para praticar o speaking dos seus alunos, peça para eles contarem para você e o restante da turma o que eles fizeram na última Páscoa.

Lembra que lá no início eu falei que nesta época os alunos ficam cheio de novidades e histórias que gostariam de compartilhar?

Pois bem, essa é uma ótima atividade para dar esse espaço para eles contarem sobre suas aventuras para você e os colegas.

Ao pedir que eles contem suas experiências, em inglês, você permite que o aluno assimile o vocabulário relativo ao feriado e pratique a formação de frases usando diferentes tempos verbais.

Aproveite esse momento para mostrar isso aos alunos, indicando os tempos verbais que ele usou, as estruturas gramaticais e vocabulários, fazendo da própria fala do aluno um material de estudo para a aula.

Também, estimule a interação entre os alunos, pedindo para que façam perguntas e comentem sobre a páscoa dos demais colegas.

“Defend your point” sobre a Páscoa

Afirmar que todos amam a Páscoa seria prepotência. Como tudo nessa vida, há sempre dois lados e as opiniões podem variar.

Por que não aproveitar disso para praticar o speaking e a capacidade de argumentação dos seus alunos em inglês?

Essa atividade em inglês sobre a Páscoa funciona melhor com uma turma de alunos, mas você pode adaptá-la para uma aula individual.

Funciona assim: num modelo de debate, você separa seus alunos em dois "lados" (se for aula individual, você pode ficar com um lado e o aluno com outro).

Um lado defenderá o feriado e o outro será contra. Cada lado deverá defender seu ponto de vista sobre a páscoa, trazendo argumentos para o debate.

Por exemplo, o lado que defende a Páscoa, pode afirmar que o feriado é bom porque ganhamos chocolate. O lado contrário pode rebater, dizendo que chocolate em excesso pode fazer mal para a saúde.

E é claro: tudo em inglês!

Essa atividade é ótima para estimular o pensamento crítico em inglês!

Essas foram as 4 atividades sobre a Páscoa para você praticar o speaking com seus alunos.

Se você tem outras ideias de atividades sobre a Páscoa para trabalhar nas aulas de inglês, comenta aqui neste artigo para compartilhar com nosso ecossistema de Private Teachers e fortalecer o ensino de inglês!

Tags