Atividades de inglês: na foto uma menina sentada no sofá estudando com caderno no colo e pc ao lado

3 fatores para levar em conta na hora de escolher atividades de inglês

3 fatores para levar em conta na hora de escolher atividades de inglês

Tecnologia Aug 17, 2022

Durante o planejamento da aula, o professor precisa pensar quais serão as atividades a serem realizadas pelos alunos durante e depois da aula. Isso, é claro, se ele não adota o flipped classroom, por exemplo, no qual a atividade acontece antes do momento da aula.

Mas independentemente da metodologia de ensino adotada, fato é que o professor precisa planejar as atividades de inglês que passará para seus alunos e essa escolha deve ser bem pensada.

Caso contrário, a atividade pode acabar sendo pouco eficiente para fixação do conteúdo, prejudicando o processo de aprendizagem e, até mesmo, desmotivando o aluno (caso a atividade seja muito maçante ou inapropriada para o nível de inglês que ele possui).

Por isso, existem 3 fatores que você jamais deve deixar de fora da análise quando for decidir quais serão as atividades de inglês que você trabalhará com seus alunos.

Neste artigo você vai conhecer esses 3 fatores e entender porque levar eles em consideração é tão determinante para o sucesso do seu ensino. Boa leitura!

Escolhendo atividades de inglês para seus alunos: o que analisar
1. Quem é seu público-alvo
2. Momento da atividade
3. Ferramentas e infraestrutura disponíveis

Escolhendo atividades de inglês para seus alunos: o que analisar

Existem diversos tipos de exercícios em inglês que você pode trabalhar com seus alunos visando a assimilação e fixação do conteúdo estudado. O tipo de exercício ideal depende de diversos fatores, mas 3 deles são cruciais para fazer uma boa escolha.

Continue lendo para saber quais são esses fatores e porque é tão importante lembrar deles no momento da escolha das atividades de inglês.

1. Quem é seu público-alvo

O primeiro fator talvez seja o mais importante de todos: seu público-alvo. A principal análise que você deve fazer neste sentido é quanto à faixa etária dos seus alunos.

Afinal, o processo de aprendizagem é diferente para crianças e adultos, e as atividades de inglês trabalhadas com eles precisam observar isso.

Separamos algumas características de atividades ideais para crianças, jovens e adultos para te ajudar neste processo. Confira!

Atividades de inglês para crianças

Como você deve saber, criança aprende brincando. E não, isso não é apenas um ditado popular. Diversas pesquisas científicas publicadas confirmam que brincar é muito importante para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança.

Além disso, atividades mais lúdicas tendem a prender a atenção deste público e assim a adesão a elas se torna mais eficiente. Por isso, as atividades ideias para as crianças são:

Essas atividades podem ser tanto analógicas, quanto digitais. Crianças nativas digitais possuem facilidade com a tecnologia e você enquanto professor pode se valer disso para tornar o processo de aprendizagem mais divertido e engajador.

Atividades de inglês para jovens e adultos

Para que as atividades de inglês engajem seus alunos jovens e adultos, você precisa considerar algumas características. São elas:

  • relevância do conteúdo abordado (ensinar o verbo to be com uma história de contos de fadas pode ser menos eficiente do que com uma notícia atual, por exemplo);
  • abordagem das quatro habilidades linguísticas isolada ou simultaneamente;
  • vocabulários usados no dia a dia do aluno.

Se você levar esses critérios em consideração para escolher as atividades de inglês dos seus alunos, as chances deles engajarem e assimilarem mais o conteúdo é bem maior. Experimente!

2. Momento da atividade

Além de analisar quem é o seu público-alvo no momento de escolher os exercícios para seus alunos praticarem o inglês, você também deve pensar em qual momento a atividade será realizada.

Isso porque há bastante diferença entre fazer um exercício em casa, como homework, ou durante a aula, onde o professor está disponível para esclarecer dúvidas.

Assim, ao definir qual atividade você solicitará para seus alunos, é importante avaliar o momento em que ela será executada.

Se for como homework, é importante escolher atividades de inglês que sejam autoexplicativas, que não tenham ambiguidades e sejam de fácil entendimento. Afinal, você não estará à disposição do aluno caso ele tenha dúvida sobre como fazer a atividade.

Já para atividades a serem desenvolvidas durante as aulas, você não precisa ter tanto cuidado. Mas ainda assim é importante pensar em aspectos como tempo da aula disponível para a atividade e necessidade de ferramentas ou infraestrutura, que aliás é o próximo fator que vamos abordar.

3. Ferramentas e infraestrutura disponíveis

A depender do contexto da sua aula (particular, Centro de Idiomas, escola, online ou presencial), as ferramentas e infraestrutura à disposição variam.

Logo, essa variável é indispensável para a escolha das atividades de inglês que você vai trabalhar com seus alunos.

Além de avaliar se os recursos que você precisa para executar determinadas atividades estarão disponíveis, você também deve fazer a análise inversa: quais atividades eu posso desenvolver com meus alunos, com os recursos que eu tenho?

Ou seja, você pode tanto pensar primeiro na atividade e depois ver se os recursos e infraestrutura que você tem atendem à sua demanda, quanto analisar a infraestrutura e recursos disponíveis e a partir daí planejar atividades que aproveitem disso para maximizar a aprendizagem dos seus alunos.

Por exemplo, se você e seus alunos têm computadores, por que não realizar exercícios de inglês online em vez de usar uma folha de papel impressa? Pense a respeito.

Existem diversos sites e ferramentas com atividades em inglês disponíveis até mesmo de forma gratuita. Pense fora da caixa e surpreenda seus alunos com atividades de inglês incríveis que os farão não querer parar de estudar!

Tags