7 Dicas para adotar Abordagem Comunicativa nas suas aulas de inglês
A existência de diversos métodos e abordagens para o ensino de inglês permite que você escolha a melhor opção para ensinar seus alunos, dentro do contexto que suas aulas estão inseridas.
A abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa é uma das opções mais escolhidas e fortemente defendida por professores do idioma.
Você sabe o que é abordagem comunicativa e quais são as vantagens dela para o ensino de idiomas?
Continue lendo este artigo, porque aqui você vai descobrir:
Abordagem comunicativa: o que é?
Características da abordagem comunicativa
Vantagens da abordagem comunicativa para o ensino de inglês
7 dicas para aplicar a abordagem comunicativa no ensino de inglês
Abordagem comunicativa: o que é?
O aprendizado de línguas difere de outros tipos de aprendizados em virtude da sua natureza social e comunicativa. Por esse motivo, a Abordagem Comunicativa (ou Método Comunicativo) enfatiza a interação como meio de ensino e objetivo final.
Essa abordagem tem dois objetivos:
- tornar a competência comunicativa o objetivo do ensino de língua;
- desenvolver procedimentos para o ensino das quatro habilidades da língua que reconhecem a independência da linguagem e comunicação.
Para alcançar esses objetivos, é necessária a interação entre aluno e professor, bem como entre os alunos e seus colegas de turma.
Assim, a abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa apresenta caráter interacionista, isto é, enfatiza o uso da interação e da troca de informações entre os indivíduos para obter melhores resultados.
Características da abordagem comunicativa
Listamos abaixo algumas das principais características da abordagem comunicativa. Confira:
- ênfase em aprender a se comunicar por meio da interação no idioma que se almeja (língua-alvo);
- introdução de textos e discursos autênticos (reais) para a situação de aprendizagem;
- intensificação das próprias experiências pessoais do aluno como elementos importantes na contribuição para aprendizagem em sala de aula;
- tentativa de ligar a aprendizagem de línguas em sala de aula com atividades de linguagem fora da sala de aula (atividades para praticar inglês);
- possibilidade dos alunos se concentrarem, não só na linguagem, mas também no próprio processo de aprendizagem.
Vantagens da abordagem comunicativa para o ensino de inglês
A abordagem comunicativa se baseia na realidade linguística do aluno e visa um equilíbrio comunicativo entre a língua em estudo e o aprendiz. Por isso, essa abordagem exige uma postura mais crítica e autônoma tanto do aluno quanto do professor.
Para que a aprendizagem do idioma ocorra por meio dessa metodologia, o processo de ensino-aprendizagem deve ser centrado no aluno, não somente em conteúdos, mas principalmente nas técnicas usadas em sala de aula para que a comunicação efetivamente aconteça.
Nessa abordagem, busca-se compreender as quatro habilidades juntas. No entanto, uma vez necessário, há possibilidade de trabalhá-las separadamente, dependendo do objetivo do grupo e do professor.
Assim, uma das principais vantagens da abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa é que os diálogos são essencialmente usados para a comunicação e não como mero instrumento de memorização de regras.
A habilidade linguística necessária para se comunicar no idioma é desenvolvida por meio da tentativa do aluno em se comunicar na língua, e assim, mediante tentativa e erro, ele consegue assimilar a comunicação com mais facilidade e rapidez.
Além disso, a abordagem comunicativa também torna a aula mais atrativa, afinal, abre espaço para interação entre os alunos, jogos e exposição a outras culturas.
Isso tudo faz com que o aluno aprenda a língua inglesa naturalmente, sem necessidade de um estudo estritamente formal, voltado às estruturas gramaticais.
Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens da abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa, confira 7 dicas para aplicar essa metodologia. Continue lendo!
7 dicas para aplicar a abordagem comunicativa no ensino de inglês
Se você gostou da abordagem comunicativa e quer aplicá-la em suas aulas, a seguir você vai conferir 7 dicas. Siga essas dicas para adotar essa metodologia sem grandes dificuldades.
1. Cuidado para não focar apenas nas estruturas linguísticas
Trabalhe com os componentes gramaticais, discursivos, funcionais, sociolinguísticos e estratégicos.
2. Fique atento à forma e função da língua
Não foque apenas em uma ou outra. Trabalhe as duas conjuntamente, envolvendo os alunos no uso direto da linguagem.
3. Foque na eficácia comunicativa dos alunos
O objetivo é levá-lo à fluência, por isso, ofereça sempre feedbacks dos erros e acertos dos alunos.
4. Ensine de forma contextualizada
Utilize o contexto real de mundo, usando a língua inglesa para falar de diversos temas. A abordagem comunicativa é pautada em um contexto, isto é, define-se um tema para a aula e, baseado neste tema, emprega-se a gramática.
5. Estimule a autonomia e envolvimento do aluno
A autonomia e o envolvimento estratégico permitem que o aluno tenha a oportunidade de trabalhar a língua de acordo com seus pontos fortes, fracos e preferências. Deste modo, o aluno desenvolverá autonomia para continuar a aprender inglês fora de classe por conta própria.
6. Valorize e encoraje as interações
Na abordagem comunicativa, o professor deve valorizar e encorajar o desenvolvimento linguístico dos alunos e fazer com que haja interação entre os estudantes.
7. Promova a participação ativa dos estudantes
Para que a metodologia comunicativa apresente bons resultados, os estudantes devem ser participantes ativos no próprio processo de aprendizagem. Assim, é imprescindível que eles colaborem e cooperem durante as aulas.
Dica bônus: atividades da abordagem comunicativa
Para aplicar a abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa, você pode se valer das seguintes atividades:
- Dramatizações
- Entrevistas
- Information Gaps
- Troca de Opiniões
- Trabalhos em dupla
- Aprendendizado por ensino (alunos explicam o conteúdo para colegas durante a atividade)
A abordagem comunicativa pretende tornar os alunos comunicativamente competentes. Por esse motivo, a aprendizagem linguística é tratada como um processo de comunicação que envolve muito mais do que o simples conhecimento das formas linguísticas, significados e funções.
Afinal, o aluno de inglês deve ser capaz de usar a língua adequadamente dentro de um contexto social. Para tanto, é necessário o domínio não só de competência gramatical ou linguística, mas também de habilidades sociolinguísticas, discursivas e estratégicas.
Assim, a abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa demonstra ótimo potencial para o processo de aprendizagem. Experimente aplicá-lo em suas aulas e depois conte aqui nos comentários como foi a sua experiência!
Aproveite e se inscreva na nossa newsletter para receber conteúdos como este no seu e-mail.