Duas mulheres conversando

5 tópicos de conversação em inglês para as suas aulas

5 tópicos de conversação em inglês para as suas aulas

Metodologias Sep 17, 2022

Uma das principais dificuldades de qualquer aluno no aprendizado de inglês é o desenvolvimento da conversação. Seja aprendendo de forma autônoma ou com o acompanhamento de um professor, destravar a habilidade de dialogar é sempre um desafio que precisa ser vencido.

Para isso, um dos melhores artifícios para auxiliar os seus alunos nesse processo é a utilização dos tópicos de conversação. Também conhecidos como small talks, os tópicos são temas superficiais, que exigem pouco conhecimento sobre temas específicos e são muito úteis nos diálogos.

Em português, podemos chamá-los de “conversa fiada”, já que são pouco proveitosos, mas muito úteis para iniciar um diálogo com qualquer pessoa. Inclusive, as suas aulas podem simular situações do cotidiano para desenvolver os tópicos de conversação em inglês.

Se você está buscando algumas ideias para aplicar nas suas aulas, está no lugar certo! A seguir, trarei algumas ideias de tópicos de conversação em inglês que serão facilmente abordados pelos seus alunos e auxiliarão, e muito, no destravamento da conversação.

Aqui, você verá:

A importância dos tópicos de conversação em inglês
Qual a melhor forma de utilizar os tópicos de conversação fora da sala de aula?
5 tópicos de conversação em inglês (small talks) para aplicar nas suas aulas

A importância dos tópicos de conversação em inglês

É fato que a principal barreira para que os seus alunos atinjam a fluência é a conversação. Sabendo disso, é necessário que, durante as aulas, você construa situações que favoreçam o diálogo entre os alunos ou entre professor e aluno.

Mas como fazer isso de uma forma que fique fácil para o aluno “se soltar” e que não exija um grande conhecimento em determinado tema? É aí que os tópicos de conversação em inglês serão o seu grande trunfo!

Construa situações que podem acontecer na vida dos seus alunos, seja no trabalho, durante uma viagem ou numa fila do cinema, por exemplo. Os small talks serão um “quebra gelo” e podem ser úteis para quebrar o silêncio, que também chamamos de awkward silence.

Qual a melhor forma de utilizar os tópicos de conversação fora da sala de aula?

Os tópicos de conversação em inglês são diálogos situacionais, que normalmente se aproveitam do momento para construir um diálogo rápido. Portanto, a observação do ambiente ao seu redor, do momento do dia ou até das características da pessoa podem ser úteis para puxar um papo.

Nos exemplos a seguir, ficará mais fácil compreender a necessidade de um raciocínio rápido para detectar o timing do diálogo e utilizar o momento para dar o start na conversa.

5 tópicos de conversação em inglês (small talks) para aplicar nas suas aulas

Para estimular o diálogo entre os seus alunos, ou construir uma conversa one a one com um aluno, simule situações e construa um ambiente para que o diálogo se desenvolva.

Fazer com que o aluno inicie a conversa também pode ser um estímulo para fazê-lo pensar. No entanto, para facilitar as coisas, você pode sugerir o tema e fazer o primeiro movimento, quebrando o gelo e dando o pontapé inicial para uma conversa rápida e produtiva para o aprendizado.

Como eu citei anteriormente, você deve sugerir o ambiente e a situação. A partir daí, oriente os seus alunos com algumas ideias de início de conversa que podem ser utilizadas. Desta forma, eles terão uma base suficiente para compreender a atividade e iniciar os seus próprios diálogos.

Apresentações

Seja em uma festa, um encontro ou qualquer outra situação em que você esteja próximo a uma ou mais pessoas que ainda não conhece, a apresentação é uma ótima forma de quebrar o gelo e iniciar um diálogo.

Este tipo de conversa também serve para uma situação onde você encontra uma pessoa que não via há muito tempo, e suspeita que ela não lembre de você. Assim, o diálogo pode se iniciar com você relembrando a ocasião em que se conheceram e, logo em seguida, falando o seu nome.

Tópicos “coringa”

Os tópicos coringa são aqueles que servem para qualquer momento e se encaixam para a grande maioria das pessoas. Acontecimentos recentes, clima e esportes, por exemplo, normalmente são temas interessantes, que habilitam qualquer pessoa a construir um diálogo consistente.

Sabe aquela conversa típica de elevador? Onde as pessoas não se conhecem, mas para evitar o awkward silence, falam sobre estar chovendo, estar muito frio ou muito quente recentemente? É exatamente isso que caracteriza um tópico de conversação em inglês.

Na sala de aula, construa uma situação característica que favorece esse tipo de diálogo. Crie um diálogo quase que teatral, onde os alunos entram no elevador, posicionam-se lado a lado e, em 45 segundos, constroem um pequeno diálogo. Não é legal?

O dia, a semana ou o fim de semana

Aproveitar o momento é a chave para um tópico de conversação em inglês. Portanto, aproveite o dia da semana para iniciar uma conversa.

Se a aula está acontecendo no início da semana, a conversa pode se iniciar com a pergunta de como foi o fim de semana. Já se a aula acontece na quinta, sexta ou sábado, que tal construir um diálogo sobre a semana que passou, ou sobre os planos para o fim de semana que está chegando?

Lembre os seus alunos de que esse tipo de ocasião pode acontecer no trabalho, no horário de almoço ou até em um encontro com amigos. Aplicar os tópicos ao cotidiano é fundamental para que a importância do estudo seja entendida e para que os alunos levem a sério esse tipo de conversação.

Elogios e observações do ambiente ao seu redor

Suponha que o seu aluno está no parque com alguns amigos. Que tipo de diálogo pode ser construído nesse cenário? Os elogios ou as observações do ambiente ao redor podem ser triviais para que a conversa se desenrole naturalmente.

Para tanto, este tópico de conversação em inglês pode ser sobre a roupa que a outra pessoa está vestindo, ou ainda sobre o ambiente ao redor, como as árvores e as outras pessoas do parque.

Entretenimento

Todo mundo tem uma ou mais séries que está acompanhando na Netflix ou em qualquer outro serviço de streaming. Além disso, os lançamentos do cinema costumam ser assunto no mundo todo.

Esse tema pode render bons diálogos, abordando temas que são de interesse comum entre as pessoas envolvidas e descontraindo facilmente o ambiente.

Portanto, falar do último lançamento da Marvel, ou ainda de uma série clássica, que todo mundo já assistiu ou ouviu falar, como Friends, The Office ou How I Met Your Mother, pode ser uma boa pedida para que o diálogo se desenvolva com os seus alunos.

O mais importante é destravar o inglês

Os tópicos de conversação em inglês servem para desenvolver a habilidade de diálogo e tirar um pouco do receio que grande parte das pessoas que estão aprendendo possuem de falar. À medida que a fala se desenvolve, as outras habilidades costumam acompanhar e a evolução se dá ainda mais rápido.

Você costuma estimular os seus alunos a conversar em inglês? Que outras atividades você utiliza para destravar a conversação? Deixe nos comentários e ajude outros professores que também possuem esse objetivo para as suas aulas.

Tags