9 Temas interessantes para aulas de inglês

Temas interessantes para aulas de inglês

9 Temas interessantes para aulas de inglês

Metodologias Nov 8, 2022

Trazer novos temas para aulas pode se tornar um desafio depois de um tempo, mas, com criatividade e um pouco de estratégia, é possível ter um arsenal infinito de temas interessantes para aulas de inglês.

É muito importante ter em mente que quem dita o tema a ser trabalhado, não deve ser o professor (escolhendo temas da sua afinidade), mas sim o público para quem a aula vai ser destinada – isso, é claro, apenas se você quiser que sua aula seja engajante e interessante para o aluno.

Tendo isso em mente, indicamos abaixo alguns temas para aulas de inglês, separados de acordo com a faixa etária do público, que é um dos principais fatores determinantes dos interesses dos alunos, além de outras questões que você também deve levar em conta, como gênero, contexto social, etc.

Então, se você está procurando por temas para trabalhar em suas aulas de inglês, você está no lugar certo! Veja 9 ideias de temas para aulas de inglês para crianças, adolescentes e adultos.

Temas para Crianças
Temas para Adolescentes
Temas para Adultos

Temas para Crianças

Sabemos que as aulas para crianças devem ter o máximo de ludicidade, com brincadeiras, jogos e atividades que atraem a atenção da criançada.

Apostar em dinâmicas nas suas aulas de inglês é uma excelente forma de reter a atenção e aumentar o engajamento dos alunos. Unir as dinâmicas aos temas abaixo é a receita para uma aula incrível! Confira:

1. Animais

Esta é clássica e sempre atrai as crianças.

Você pode simular uma visita ao zoológico ou a uma fazendinha, trabalhando os nomes e os sons que os animais emitem. Figuras de cada um dos animais são indispensáveis – assim os alunos vão associando as imagens ao vocabulário e internalizando os nomes de forma mais natural (menos memorizada).

Dependendo da idade das crianças, você pode trabalhar com uma separação dos tipos de animais: mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos, etc.

Basta usar as imagens e os nomes dos animais. É sucesso garantido!

2. Brincadeiras Infantis

Outra dinâmica que não tem erro é trabalhar as brincadeiras e cantigas infantis.

Você pode passar para o inglês algumas das brincadeiras nacionais ou utilizar algumas das brincadeiras dos países de língua inglesa, sendo que quase todas possuem suas respectivas correspondentes no estrangeiro.

Somente o nome de alguns brinquedos e brincadeiras já dá uma aula inteira: pular corda, esconde-esconde, pega-pega, queimada… basta dizer como é a brincadeira e seu nome em inglês.

Depois é interessante efetivamente brincar e aprender as palavras ligadas à dinâmica da brincadeira.

Existem também as cantigas, sendo que várias possuem as versões em inglês (muitas são originais em inglês) como a nossa “Brilha, brilha estrelinha” que é original de um poema inglês do século XIX e uma ótima opção de tema para sua aula de inglês para o público infantil.

3. Desenhos Animados

Hoje em dia você pode encontrar inúmeros desenhos direcionados para o público infantil em inglês e até mesmo direcionados especificamente para o aprendizado da língua inglesa.

Descubra qual o desenho que as crianças estão gostando no momento – o da moda e o mais visto naquela idade – e desenvolva atividades com os personagens.

Muitos desenhos possuem o original em inglês como a Patrulha Canina, Bob Esponja, Laboratório do Dexter, entre muitos outros, sendo fácil encontrar trechos no YouTube.

A opção mais fácil é assistir um trecho em inglês e discutir/explicar do que se trata, explorando os vocabulários e estruturas gramaticais do vídeo.

Temas para Adolescentes

O público adolescente ainda precisa da ludicidade, mas com temas mais adequados a seus interesses.

Estas dicas simples te ajudarão a melhorar a dinâmica de suas aulas, aí basta escolher um dos temas abaixo e com certeza a atenção dos Teenagers vai ser conquistada:

4. Esportes

A vasta maioria dos adolescentes acompanha algum tipo de esporte. Somente o nome de cada esporte já dá uma aula inteira!

Também pode ser trabalhado um esporte específico e os nomes dos elementos envolvidos nele, para o futebol, por exemplo, pode ser explorado o nome da posição de cada jogador, o nome dos movimentos e regras do jogo: falta, carrinho, impedimento, chute, etc.

Outra aula interessante é falar de esportes não muito conhecidos por aqui, mas muito populares em alguns países de língua inglesa: Baseball e Futebol Americano (famosos nos EUA), Cricket e Badminton (famosos no Reino Unido), Rugby (famoso na Austrália), são excelentes exemplos.

Assim, além de trabalhar o inglês, você aproveita para promover um intercâmbio cultural, sempre muito interessante para os alunos.

5. Jogos

Muitos alunos gostam de jogos, basta adaptar para a idade. Aqui, os jogos de tabuleiro são os melhores.

Mímica (fazer os outros adivinharem a palavra somente com gestos) também é um jogo interessante para se trabalhar durante sua aula de inglês. Nesta mesma linha, existem diversas opções, como:

  • Imagem e ação: é feito um desenho e os outros têm que adivinhar o que é aquele desenho – somente acertará aquele que disser o nome do objeto desenhado em inglês.
  • Jogos de perguntas e respostas no estilo de “Quem quer ser um Milionário”: escolha temas relacionados ao conteúdo da aula de preferência.
  • Perfil: um jogador dá dicas sobre algo (pessoa, lugar, objeto) para que as pessoas descubram do que se trata.

Enfim, há inúmeras possibilidades, basta pensar em um jogo qualquer e jogá-lo em inglês. Mas atenção: o jogo ou brincadeira escolhida para a aula precisa estar alinhado aos objetivos pedagógicos previamente definidos durante o planejamento da sua aula.

6. Profissões

Já está na cabeça dos adolescentes o pensamento de que devem começar a pensar em uma profissão para se dedicarem. A pergunta “o que você quer ser quando crescer?” começa a fazer parte do dia a dia desses alunos e, por isso, eles começam a se interessar mais pelo tema.

Assim, aulas que abordam as diferentes profissões são interessantes para eles. O básico é saber o nome de cada uma delas, mas dá para ir mais fundo.

Uma dinâmica interessante é escolher uma profissão e simular um dia de trabalho, ensinando os termos que são comuns para aquele profissional, por exemplo, no caso do médico, tudo que envolve clínicas, hospitais e o atendimento do paciente é interessante; para um advogado, alguns dos termos legais e as coisas do escritório; no caso de um policial, seu equipamento e algumas palavras utilizadas em uma abordagem, etc.

Temas para Adultos

Aqui vai depender do tipo de público adulto e do objetivo buscado por ele.

Algumas das ideias de temas para aulas de inglês acima, que funcionam para adolescentes, podem também funcionar para adultos, mas há temas que podem ser mais atrativos.

7. Geopolítica

Ver os países do mundo e o tipo de política e de relacionamentos que eles têm entre si é um tema muito interessante para o público adulto e muito fácil de trabalhar nas suas aulas de inglês, vez que as possibilidades de abordagens são as mais diversas.

Podem ser explorados temas como o sistema político, se é uma monarquia ou uma república; sistema de governo, se é presidencialista ou parlamentarista; o regime existente, se é uma ditadura ou uma democracia de direito, entre outros temas.

A parte geográfica também é muito interessante, Europa, Ásia, Oceania, Américas, onde fica cada país, como são chamados seus habitantes, etc. Tem assunto interessante para dezenas de aulas de inglês!

8. Negócios

Situações mais voltadas para negócios também são interessantes para o público adulto. Podem ser termos relacionados às empresas, os jargões corporativos e ligados à administração de empresas em geral – são várias possibilidades.

Muitos dos termos inclusive já foram incorporados ao dia a dia dos empresários brasileiros. Alguns exemplos: CEO, feedback, brainstorm, briefing, branding, know-how, chairman, B2B,  B2C e por aí vai!

Aproveite para explorar esses termos nas suas aulas de inglês, afinal, seus alunos poderão aplicá-los no dia a dia, o que gerará valor ainda maior para a aquisição deste conhecimento. Tem alguma dúvida que seu aluno vai adorar essa aula?

9. Relacionamentos e eventos sociais

Temas relacionados a relacionamentos amorosos e eventos sociais também são interessantes de serem abordados, pois fazem parte do cotidiano dos alunos desta faixa etária.

Casamentos, encontros, criação de filhos, enfim, tudo que envolve os relacionamentos entre pessoas.

Pode-se ter uma aula para cada tipo de evento, tudo que envolve um casamento, por exemplo, desde os padrinhos, convidados, convites, presentes, etc.

Formaturas, velórios, cultos em igrejas, enfim, todos os tipos de eventos sociais possuem alguma terminologia própria interessante para ser aprendida.

Com os temas e dinâmicas acima descritos, com certeza vai ficar muito mais fácil desenvolver aulas cativantes e instigantes para seus alunos!

Agora, mãos à obra para escolher qual destes temas interessantes para aula de inglês que você vai adotar primeiro!

Até a próxima.

Tags