Exemplos de tecnologias digitais para usar nas suas aulas: aluna com um tablet em mãos

Exemplos de tecnologias digitais para usar nas suas aulas

Exemplos de tecnologias digitais para usar nas suas aulas

Tecnologia Sep 12, 2022

Nunca na história da humanidade o uso de ferramentas tecnológicas esteve tão presente na vida das pessoas. Antes, as novas tecnologias da época ficavam restritas a alguns setores da sociedade, como indústria e agricultura.

Agora, as tecnologias que marcam a Era Digital, se espalharam pelos mais diversos setores, integrando todas as áreas de nossas vidas, marcando presença nas atividades cotidianas da maior parte das pessoas.

Devido a isso, o uso de tecnologias digitais na educação se tornou indispensável à adequação do sistema educacional aos novos tempos e ao novo perfil de aluno.

Sendo assim, é de suma importância que você, enquanto professor, saiba o que são essas tecnologias e como você pode usar nas suas aulas.

Neste artigo você vai conferir exemplos de tecnologias digitais e não digitais na educação a fim de entender a diferença entre elas e saber quando usar uma ou outra tecnologia. Boa leitura!

O que é uma tecnologia digital?
Exemplos de tecnologias digitais na educação
Exemplos de tecnologias não digitais usadas em aula

O que é uma tecnologia digital?

Aqui no blog da Flexge já escrevemos um artigo bem completo falando sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação, as famosas TICs na Educação. Para complementar seu conhecimento sobre o assunto, sugerimos a leitura: 7 exemplos de TICs na Educação e os benefícios de usar essas tecnologias em suas aulas.

De forma resumida, pode-se dizer que tecnologia digital é um conjunto de tecnologias que permite, principalmente, a transformação de qualquer linguagem ou dado em números, isto é, em zeros e uns (0 e 1).

Em outras palavras, trata-se de um sistema baseado em métodos de codificação e transmissão de dados e informações que permite resolver problemas e otimizar processos, facilitando as mais diversas atividades.

Uma tecnologia digital permite a conversão de vários tipos de informação, tais como fotos, textos, sons, imagens em sistemas binários que podem ser reconhecidos por dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares.

O próprio termo digital vem da palavra digitus, que significa “dedo” em latim. Por um longo período de tempo, as pessoas contavam os números simplesmente com os dedos e assim o sistema numérico decimal (de zero a dez) tornou-se o principal.

Todavia, apenas números inteiros podem ser contados nos dedos, por esta razão o termo “digital” é usado para denotar um dispositivo operando em uma faixa discreta de valores (zero e um).

Deu para entender o que é uma tecnologia digital? Talvez isso ainda não esteja tão claro para você, mas fique tranquilo: com os exemplos de tecnologias digitais na educação você vai entender melhor.

Exemplos de tecnologias digitais na educação

Como você viu, uma tecnologia digital é um sistema que apresenta dados através da codificação e conversão de uma linguagem em informação, necessitando de um aparelho eletrônico para tanto.

Assim, as tecnologias digitais se manifestam no aspecto físico, palpável através dos hardwares (computadores e celulares, por exemplo) e no aspecto intangível, através dos softwares (programas, plataformas, etc.)

Veja agora alguns exemplos de tecnologias digitais na educação que você pode usar nas suas aulas.

Aplicativos de aprendizagem gamificada

Hoje em dia, muitas pessoas utilizam aplicativos para as mais diversas finalidades:

  • fazer a gestão de suas tarefas
  • pedir comida
  • ouvir música
  • anotar compromissos
  • se comunicar com outras pessoas
  • e por aí vai!

Para cada necessidade, existe uma enorme variedade de opções de aplicativos para resolverem o problema ou otimizarem o processo, até mesmo para a aprendizagem.

O processo de ensino-aprendizagem é muito beneficiado pela tecnologia, uma vez que conversa melhor com os alunos e mune o professor de possibilidades únicas, como o acompanhamento de métricas de estudo, personalização do ensino e muito mais.

Deste modo, aplicativos de aprendizagem gamificada são uma excelente ferramenta digital para você usar nas suas aulas. A gamificação apresenta muitos benefícios para a aprendizagem. Se quiser saber quais são, leia o artigo: A Gamificação na educação: como engajar seus alunos de uma vez por todas.

Independentemente da matéria que você leciona, é possível encontrar diversos apps gratuitos que você pode usar com seus alunos e potencializar o processo de aprendizagem.

Pesquise nas lojas de aplicativos do seu celular “aprender inglês” ou “aprender matemática” e confira as opções!

Ambientes virtuais de aprendizagem

Também conhecidos como AVA, os ambientes virtuais de aprendizagem são um local online onde os alunos encontram as mais diversas informações e conteúdos, assistem às aulas e ainda podem interagir com o professor ou entre si através de chats.

Ferramenta indispensável ao ensino a distância, funciona como uma base digital para a escola, curso ou faculdade.

Mesmo que sua aula seja presencial, contar com um ambiente virtual de aprendizagem pode ser interessante para fazer a gestão dos conteúdos e atividades dos seus alunos, centralizando tudo em um único local, de fácil acesso para você e também para os seus alunos.

Ferramentas de criação de questionários e quizzes

Talvez você seja da época em que as atividades passadas pelos professores aos alunos eram impressas em uma única versão e as cópias eram feitas numa engenhoca que usava papel carbono e álcool. Sim, estou falando aqui do mimeógrafo, lembra dele?

Pois é. Essa tecnologia não digital foi usada por muito tempo para realização de cópias de atividades e supriu muito bem a necessidade da época. Mas como você sabe, os tempos mudaram…

E hoje em dia, até mesmo a impressão rápida em impressoras modernas já é algo obsoleto. Os alunos estão acostumados a fazer tudo online, inclusive responder atividades e provas.

Sendo assim, você pode usar nas suas aulas algumas ferramentas para criação de atividades e compartilhar digitalmente com os alunos. Alguns exemplos são:

Além de aproximar a experiência da sala de aula com a realidade do aluno que vive intercalando entre o mundo físico e o digital, essas atividades permitem a correção otimizada, além de facilitar sua organização, controle e planejamento.

G-Suite

É um pacote de serviços e aplicativos do Google disponível para qualquer docente ou estudante que tenha uma conta no Gmail.

Trata-se de ferramentas e recursos que permitem, por exemplo, o uso de metodologias ativas e colaborativas em sala de aula. Nesse sentido, é possível editar documentos online e projetos em conjunto, registrando cada percurso e interação.

Google Sala de Aula

Essa plataforma permite gerenciar atividades, avaliações e conteúdos, como uma sala de aula virtual.

Basta criar a classe, adicionar estudantes por e-mail e, por fim, elaborar as tarefas. Além disso, dá para anexar links, arquivos, gerar prazos, enviar e receber os trabalhos.

É bastante útil para os professores, pois além de usar do computador/notebook, também existe a versão em aplicativo para tablets e smartphones. Ou seja, você pode fazer atualizações e responder dúvidas de onde estiver.

Essa é uma ótima maneira de centralizar todas as informações que você precisa para dar as suas aulas, otimizando o processo de organização e gestão de conteúdos e atividades. Vale a pena experimentar!

O aplicativo é gratuito e para usar basta ter uma conta Google.

Exemplos de tecnologias não digitais usadas em aula

Até aqui demos exemplos de tecnologias digitais na educação. Mas existem tecnologias não digitais que ainda valem a pena usar nas aulas? Claro que sim!

Veja dois exemplos:

  • Caderno e caneta: a anotação manual do conteúdo pelos alunos ajuda no processo de aprendizagem, uma vez que ao escrever manualmente o aluno ativa diferentes áreas do cérebro e exercita sua memória de trabalho.
  • Quadro ou lousa: enquanto está explicando para o aluno, o professor precisa de um lugar em que possa anotar para toda a turma enxergar. Assim, os quadros seguem sendo úteis ao processo de ensino.

Embora também possam ser substituídos por tecnologias digitais, essas tecnologias não digitais são exemplos de que algumas coisas não precisam mudar.

Ainda que a apresentação de um powerpoint possa substituir a anotação no quadro durante uma aula expositiva, dificilmente o professor não precisará escrever algo durante sua explicação, ou até mesmo desenhar enquanto explica. Assim, é bom ter um quadro à disposição, right?

O mesmo serve para caderno e caneta. Mesmo que os alunos possam anotar o conteúdo nos seus computadores, a escrita manual deve ser incentivada pelos benefícios que apresenta ao processo de memorização e aprendizagem.

Bom, neste artigo você conferiu alguns exemplos de tecnologias digitais para usar nas suas aulas e viu que nem todas as tecnologias precisam ser digitais para cumprirem sua função.

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Até a próxima!

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