O que ensinar de inglês na educação infantil? Turma de alunos crianças em frente a um quadro

O que ensinar de inglês na educação infantil? 

O que ensinar de inglês na educação infantil?

Metodologias Sep 14, 2022

Ensinar inglês na educação infantil é um desafio, afinal, as crianças ainda estão na fase de alfabetização exigindo abordagens diferenciadas e alinhadas a forma de aprender dos pequenos.

Por outro lado, é nesta etapa da vida que elas apresentam mais facilidade em internalizar uma nova língua, como explicamos em outro artigo ao falar sobre o objetivo de trabalhar o inglês na educação infantil.

Assim, mesmo que a criança ainda não saiba ler e escrever, por meio dos seus sentidos, percepções e sensações, ela consegue se conectar de forma significativa com o novo idioma.

Para ensinar inglês na educação infantil com sucesso, o professor deve conhecer os benefícios da aprendizagem de um novo idioma nesta etapa da vida e saber como e o que ensinar para este público. Se você ainda não sabe, fique tranquilo! Nós vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Continue lendo esse artigo para conferir:

Benefícios de ensinar inglês na educação infantil
Como ensinar inglês na educação infantil
O que ensinar de inglês na educação infantil
4 ideias de atividades para uma aula de inglês infantil
Dica bônus: use e abuse da tecnologia

Boa leitura!

Baixe grátis o Manual de Marketing para Professores de inglês!
Baixe grátis o Manual de Marketing para Professores de inglês!

Benefícios de ensinar inglês na educação infantil

Logo nos primeiros meses de idade, nós desenvolvemos um circuito neural (série de neurônios interconectados) voltado à compreensão da linguagem, o que nos permite adquirir os primeiros mecanismos da língua materna.

Durante a faixa etária dos 6 meses até os 4 anos de idade, os circuitos de linguagem encontram-se em formação. Ou seja, se estimulamos essa série de neurônios com inputs de linguagem (materna ou segunda língua), nosso cérebro faz novas conexões e especializações, consolidando o aprendizado do idioma.

Ao aprender desde cedo uma língua estrangeira, os pequenos se tornam capazes de distinguir sons semelhantes, como no inglês, bed (cama) e bad (mau). Só de ouvir, eles já vão absorver a língua assim como fazem com o português.

Além dessas vantagens de aprender inglês na infância, introduzir a criança no estudo deste idioma desde cedo expande as possibilidades de desenvolvimento intelectual, uma vez que abre um novo mundo de informações, conteúdos e trocas culturais disponíveis apenas na língua inglesa.

Por esses e todos os outros benefícios que não exploramos aqui neste artigo, ensinar inglês na educação infantil deve ser algo feito com preparo e muita atenção ao processo de ensino-aprendizagem, como falaremos a seguir.

Como ensinar inglês na educação infantil

Você agora sabe que o cérebro de uma criança está em fase de desenvolvimento das ligações neurais relacionadas à linguagem e, por isso, aprender inglês entre os 6 meses de vida e 4 anos apresenta diversos benefícios para o aluno, mas também para o processo de ensino-aprendizagem.

Por outro lado, o fato dos alunos nesta idade ainda estarem passando pelo processo de alfabetização, o ensino do idioma deve respeitar o ritmo de desenvolvimento da criança e, assim, estratégias de ensino diferenciadas são essenciais para a aprendizagem.

Também é necessário observar que cada criança tem seu próprio processo de aprendizado, com um ritmo diferente e por isso os pequenos precisam receber estímulos específicos que impulsionam o aprendizado.

Portanto, ao ensinar inglês na educação infantil, o professor deve ter o cuidado de não explorar a leitura e escrita em inglês,  respeitando o período de alfabetização da criança.

Assim, devido à pouca idade dos alunos, a abordagem ideal se dá a partir da sonoridade da língua, tal como ocorre no aprendizado da língua materna: primeiro aprendemos a falar e compreender o que está sendo dito e só depois desenvolvemos a leitura e escrita.

Ainda, devemos lembrar sobre a importância do ensino lúdico para este público. Para o melhor desenvolvimento das crianças, o aprendizado deve ser divertido, construído através de brincadeiras, jogos, músicas e diferentes estímulos.

O que ensinar de inglês na educação infantil? Alunos crianças sentados no chão com a mão levantada
O que ensinar de inglês na educação infantil? Continue lendo para descobrir!

O que ensinar de inglês na educação infantil

Agora que você já sabe o como, vamos falar sobre o que ensinar de inglês na educação infantil.

Para fins didáticos, separamos os conteúdos em três marcos de desenvolvimento (2, 3 e 4 anos de idade).

Vamos lá descobrir o que ensinar de inglês para seus alunos da educação infantil? Continue lendo!

O que ensinar de inglês para crianças com 2 anos de idade

De acordo com o desenvolvimento considerado normal nesta faixa etária, alunos com 2 anos de idade mostram avanços nas habilidades cognitivas, linguísticas e em sua motricidade.

Assim, crianças com 2 anos de idade já são capazes de:

  • entender o que lhe dizem na sua língua materna e compreender algumas frases em inglês;
  • identificar nomes dos objetos de uso diário, de familiares e das partes do corpo em seu idioma materno e entendê-los em inglês;
  • usar orações de duas a quatro palavras com substantivos e verbos simples na língua materna e em inglês;
  • entender e interagir com canções para crianças em inglês e repetir algumas palavras;
  • usar pronomes básicos e alguns plurais.

O que ensinar de inglês para crianças com 3 anos de idade

Nesta idade, a criança começa uma nova etapa de aprendizagem, estando entre os resultados esperados que a criança consiga:

  • falar usando orações de cinco a seis palavras;
  • dizer o nome das cores mais comuns em inglês;
  • responder perguntas simples em inglês;
  • entender o conceito de contar e contar os números em inglês;
  • ter mais fluência na fala.

O que ensinar de inglês para crianças com 4 anos de idade

Com essa idade as crianças tendem a ser mais independentes, a ter mais confiança em si mesmas e a usar mais a criatividade. Alunos com 4 anos são capazes de:

  • cantar canções simples em inglês usando rimas;
  • pronunciar a maioria dos sons em inglês, de forma correta;
  • perguntar sobre palavras desconhecidas;
  • desenhar as formas básicas e escrever as letras.

Assim, tendo por base o que as crianças são capazes de fazer em cada uma das idades mencionadas, você pode definir quais serão os conteúdos das suas aulas de inglês para o público infantil, mas atenção: ao planejar suas aulas, dedique um tempo para pensar em atividades diferenciadas que podem ser mais interessantes e eficientes para os pequenos.

Para ajudar você com isso, separamos 4 ideias de atividades para uma aula de inglês infantil. Aproveite essas dicas!

4 ideias de atividades para uma aula de inglês infantil

Como você viu até aqui, aprender inglês na infância apresenta muitos benefícios, mas também possui seus desafios, exigindo uma abordagem diferenciada por parte do professor, respeitando o ritmo dos alunos e o processo de alfabetização pelo qual estão passando.

Pensando nisso, vamos compartilhar com você 4 ideias de atividades para suas aulas de inglês na educação infantil. Vamos lá?

1. Ensine as cores brincando

Escolha uma mochila ou caixa grande e de uma única cor e preencha-a com objetos da mesma cor.

Deixe que seus alunos explorem os itens, tirando-os da caixa ou mochila. Quando o aluno escolher um, diga a cor do objeto em inglês, repetindo mais de uma vez e pedindo que os alunos repitam juntos.

Por exemplo, se você colocar uma caixa vermelha com diferentes objetos da mesma cor dentro, você vai dizer aos alunos:  “A maçã é red“, “Este lápis é red” , “O morango é red“, “O nariz do palhaço é red“.

Crianças compreendem facilmente o significado das palavras quando se é falado frases de forma simples e curtas, além de associar a cor a algo comum no seu cotidiano, o que facilita a memorização das palavras em inglês.

Atenção: é muito importante que a palavra em inglês esteja sempre no mesmo lugar na frase (no nosso exemplo, está no final da frase). Dessa forma, as crianças vão entender mais rápido que a palavra se refere à cor e não ao objeto.

2. Ensine os números contando objetos

Quando estiver fazendo qualquer coisa que dê para enumerar, faça isso em inglês e em voz alta, apontando para o objeto. Por exemplo, ao escrever no quadro, pegue um giz e mostre para os alunos, contando “one”, pegue outro giz, segurando um em cada mão e conte “two”, assim por diante.

Depois apenas segure os objetos e peça para os alunos falarem em voz alta a quantidade que está na sua mão.

3. Caça ao tesouro

Algo que diverte muito as crianças é encontrar objetos escondidos. Espalhe pela sala de aula itens de fácil pronúncia e compreensão e deixe os pequenos buscarem por eles.

No momento em que encontrarem, diga o nome do objeto em inglês e peça para que repitam. Por exemplo: “Você encontrou a ball!”, “Parabéns por ter achado o book!” ou ” Isso! Aí está a sua Doll“.

Dessa forma, as crianças vão ampliando seu vocabulário, conhecendo o nome em inglês dos objetos presentes no seu cotidiano.

4. Ensine inglês durante um passeio

Um passeio no pátio da escola ou na quadra ao redor também pode render aprendizados em inglês para crianças. Ao sair com os pequenos, aponte objetos diversos e de fácil compreensão e diga seus nomes em inglês, como céu, sol, chão, árvore e por aí vai.

Leve os pequenos em diferentes ambientes de aprendizado para que a experiência seja agradável e o contato com diferentes objetos e locais amplie o vocabulário delas. Ao conhecer o mundo que as cerca através do idioma inglês, as crianças dão significado à aprendizagem, potencializando ainda mais este processo.

Dica bônus: use e abuse da tecnologia

As crianças de hoje em dia são nativas digitais. Isso quer dizer que elas desconhecem um mundo sem tecnologia digital (computadores, celulares, tablets, jogos online, etc.).

Assim, usar recursos tecnológicos para ensiná-las torna o processo de aprendizagem mais familiar ao cotidiano do aluno, despertando o interesse e sendo muito mais eficiente.

Inclusive, o uso de tecnologia na educação infantil é uma recomendação da BNCC para o desenvolvimento pleno destes estudantes.

Por isso, experimente usar jogos educativos em inglês para ensinar seus alunos, use vídeos, áudios e outros recursos digitais que possam ajudar neste processo.

Bom, depois disso tudo o que você leu aqui, já sabe o que ensinar de inglês na educação infantil. Se ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência com outros teachers, deixe seu comentário neste post.

Tags