Educação 4.0 e 5.0: entenda a diferença e evolução

Educação 4.0 e 5.0: entenda a diferença e evolução

Educação 4.0 e 5.0: entenda a diferença e evolução

Educação 4.0 Nov 28, 2022

Você deve ter percebido que a educação vem sofrendo uma evolução (ou mesmo revolução) nos últimos tempos. Essas mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido e com maior intensidade.

Pessoas que estudaram nas décadas passadas, não imaginavam como o jeito de ensinar e as ferramentas mudariam tanto.

Antes o professor, sempre presencialmente, era o senhor do conhecimento e todo o saber provinha exclusiva e diretamente dele, mas hoje a coisa já não é mais assim.

A figura do professor continua sendo muito importante e indispensável, sendo ele um facilitador de aprendizado. Mas a forma como ele participa no processo de ensino-aprendizagem se transformou absurdamente.

Se você quer entender toda a evolução da educação e entender de uma vez por todas o que é a educação 4.0 e 5.0, fique com a gente!

Aqui você vai conferir características da:

Educação 1.0
Educação 2.0
Educação 3.0
Educação 4.0
Educação 5.0

Educação 1.0

A primeira versão da educação sequer acontecia em sala de aula, a escola era desvinculada do mundo, havia um único professor para várias disciplinas, o ensino ocorria de forma individual e geralmente na própria residência do aluno ou, em alguns casos, do professor.

Além disso, o ensino neste modelo estava disponível somente para os nobres, a partir do século XII, no final do período do Renascimento na Europa.

Nesta  fase o professor era  a  figura  mais  importante na formação  do  estudante.  Os  alunos recebiam os ensinamentos dos mestres com admiração  e submissão, pois ele era o detentor do saber. Afinal, o conhecimento estava restrito apenas a algumas pessoas, em pouquíssimas universidades e raríssimos livros com poucos volumes.

Educação 2.0

Pode-se dizer que a Educação 2.0 se inicia com a revolução industrial, por volta da metade do século XVIII na Inglaterra, se espalhando por todo o mundo nas décadas seguintes.

A educação que marcou este período e movimento se difunde em razão da necessidade do treinamento das pessoas para que se tornem trabalhadores das fábricas.

A partir deste evento, tem início o ensino em salas de aula e a educação começa a ser melhor estruturada, seguindo o exemplo do trabalho nas fábricas.

Neste contexto, o professor é a peça fundamental, único detentor e transmissor do conhecimento.

O mais assustador é perceber que, até os dias de hoje, existem muitos sistemas de educação ainda estagnados nessa forma de educação 2.0, inclusive em nosso país!

Educação 3.0

Esta terceira versão da educação começa com a chamada 3ª revolução industrial, ou revolução do silício. Com o avanço da informática e o surgimento de novas tecnologias, a forma como se dá a educação e a transmissão do conhecimento se transforma.

A transmissão do conhecimento passa a se dar de forma mais horizontal e o docente já não é mais o único detentor do saber. Passa a ser necessário ao professor conhecer as novas tecnologias e usá-las como potencializador pedagógico,  pois  o aluno passa a contar com a ajuda da internet,  apresentando maior autonomia sobre o próprio aprendizado.

O modelo de ensino é modificado, o aluno não só decora, ele ganha mais liberdade e responsabilidade, e passa a poder até mesmo optar por quando e como estudar.

A  internet  conecta as pessoas e, com isso, o aprendizado começa a acontecer através de métodos formais e também informais. Com isso, temos a democratização do saber, a busca por conhecimento ganha novos significados com diversos novos recursos como: as páginas de busca, videoaulas disponibilizadas em grande escala e gratuitamente, o uso das redes sociais, entre vários outros.

Educação 4.0

É a evolução da educação 3.0, na qual a democratização do ensino alcança novos parâmetros. As tecnologias já existentes se tornam mais baratas e acessíveis, passando a fazer parte do dia a dia da maioria da população, inclusive – ou talvez, principalmente – dos estudantes.

A educação 4.0 é o presente, é a forma de educação que mais se expande e conquista novos estudantes a cada dia.

O ensino à distância, que antes necessitava de diversos aparatos caros, chega a todos os lares, sem a necessidade sequer de um computador: hoje quase tudo pode ser feito por meio de um smartphone!

E o mais importante, os atuais adultos já nasceram durante a educação 3.0 e por isso já estão familiarizados a aprender com a internet desde sempre. Isso permitiu a expansão das metodologias ativas de aprendizagem, tirando o aluno de sua postura passiva que era a mais comum nos modelos educacionais anteriores.

É claro que toda essa evolução também teve influência na forma de ensinar inglês. E o professor que ainda não usa a tecnologia a seu favor ficou parado lá na primeira revolução industrial, pois ensinar inglês no contexto da educação 4.0 possui muitas vantagens. Aluno e professor só têm a ganhar com o uso da tecnologia em sala de aula.

Se você não acredita, continue lendo para entender.

Educação 5.0

A educação 5.0 é o próximo passo na forma de se transmitir conhecimento. Será a incorporação das novas tecnologias de robótica, inteligência artificial e realidade virtual no sistema educacional.

O conceito de Educação 5.0 não elimina ou esgota as competências utilizadas na educação 4.0, na realidade é uma evolução, uma continuidade no processo de ensino  e  aprendizagem.

Além disso, ocorre cada vez mais a integração de áreas que eram antes negligenciadas na educação formal, mas que integram conhecimentos humanos importantes  para  a  gestão  de  pessoas, como o controle emocional; com isso, as chamadas soft skills ganham cada vez mais destaque.

Se torna mais realista  o  aprendizado  ativo  e  colaborativo, onde o aluno assume  efetivamente o papel de protagonista,  conduzindo ao professor novas atribuições, como a  mediação do aprendizado, estimulado pela constante busca por soluções de problemas reais.

A revolução na educação é extremamente necessária, vez que as habilidades exigidas dos novos profissionais também mudaram e se transformam rapidamente.

Segundo pesquisas recentes as habilidades exigidas são alteradas em média a cada 5 anos, com tendência de redução neste tempo. É importante que algumas dessas habilidades sejam trabalhadas no ensino básico, como por exemplo lógica de programação, prática estatística, a valorização da criatividade.

Com a leitura deste artigo espero que você tenha percebido como é rápida e constante a transformação na forma de ensinar, bem como a necessidade de estar sempre se atualizando e buscando novas tecnologias para te auxiliar no ensino de seus alunos, potencializando o seu aprendizado e, consequentemente, seus resultados.

Bora fazer parte da transformação da Educação 4.0 em 5.0? Contamos com você! E é claro, você também pode contar com a gente.

Tags