Homem segurando cédulas de dinheiro

Professor particular: saiba como ganhar dinheiro com aulas de inglês

Professor particular: como ganhar dinheiro com aulas de inglês

Business Sep 9, 2022

Ser professor particular de inglês é uma missão fantástica, já que você se propõe a transformar a vida das pessoas por meio do aprendizado de um novo idioma. Com isso, o professor amplia os horizontes dos alunos e proporciona uma vida de oportunidades, seja na vida pessoal ou profissional.

Mas será que é possível ganhar dinheiro, de verdade, com aulas particulares de inglês? Um professor pode ter ganhos em um volume que lhe dê conforto e qualidade de vida, com a possibilidade de conquistar o que almeja e realizar os seus sonhos?

Se você ainda possui essa dúvida, está no lugar certo! É possível ganhar dinheiro dando aulas de inglês, no entanto, apenas o domínio do idioma não será suficiente. Você precisa ter noção que isso é um negócio e, como toda empresa, precisa de estratégia para crescer e escalar os lucros.

Pensando nisso, eu trouxe uma série de dicas que podem transformar a realidade da sua profissão e podem ser o primeiro passo em busca da realização profissional com o ensino de inglês. Neste artigo, você verá:

É possível ganhar dinheiro com aulas de inglês?
Passo a passo para captar mais alunos e aumentar a lucratividade das aulas de inglês:

É possível ganhar dinheiro com aulas de inglês?

Antes de te mostrar o passo a passo, eu preciso esclarecer que é possível ganhar dinheiro dando aula de inglês. Naturalmente, estamos falando de ganhar dinheiro em volumes que possibilitem uma boa qualidade de vida e permitam que esta seja a sua renda principal.

No entanto, é sempre importante ressaltar que isso só é possível para os professores que realmente levam a sério a ideia de que a sua profissão é um negócio. Ou seja, a partir de agora, você deverá encarar as suas aulas como uma empresa que fornece um determinado serviço aos seus clientes (alunos).

Eu vou detalhar melhor como você fará isso no passo a passo a seguir. Siga a leitura e entenda o que você precisa fazer para escalar os seus ganhos.

Passo a passo para captar mais alunos e aumentar a lucratividade das suas aulas de inglês

Todo negócio precisa passar por etapas para alcançar o crescimento desejado, demandando tempo e esforço daqueles que acreditam no seu sucesso. O mesmo vale para a sua profissão de professor particular.

Defina os seus objetivos e tenha as suas expectativas bem alinhadas, evitando possíveis frustrações e tornando visível o caminho que deve ser percorrido para o atingimento das suas metas profissionais e pessoais.

Tendo isso claro, você terá mais motivação para dar cada passo em direção ao sucesso e estará cada vez mais pronto para fazer o seu negócio escalar.

Defina uma metodologia

O ensino de inglês é uma ciência, a qual você precisa dominar para poder entregar aulas de qualidade para os seus alunos. Um professor sem metodologia estará despreparado para enfrentar as dificuldades que o aprendizado do idioma colocará na trajetória de cada um dos seus alunos.

Sabendo disso, você precisará buscar metodologias que já foram objetos de pesquisa e possuem a sua eficácia comprovada, pois isso te dará maior credibilidade na captação de alunos e demonstrará a sua preparação na hora de apresentar o seu projeto para um potencial cliente.

Seja EFL, ESL ou outra, estude e domine o método de ensino. Além disso, construa uma sistemática que torne as suas aulas dinâmicas e atrativas. Lembre-se que o comportamento humano atual não aceita tão facilmente os métodos convencionais e unidirecionais de ensino que já funcionaram antigamente.

Utilizar músicas, séries, filmes, interações sociais e situações do cotidiano pode ser fundamental para manter o engajamento dos alunos e tornar o aprendizado, além de eficiente, muito divertido.

Vale a pena conhecer e avaliar as metodologias ativas de aprendizagem, que costumam horizontalizar a relação entre professor e aluno, tornando a experiência do aluno ainda mais interessante e atrativa.

Escolha o seu material didático

Tendo a sua metodologia definida, chegou a hora de determinar qual será o material que guiará o aluno durante todo o processo de aprendizagem de inglês. Com o material didático, o aluno terá uma visão real sobre todo o processo e quais são as etapas até a fluência.

A ausência de um material que embase as suas aulas pode tornar o aprendizado abstrato demais, afastando o aluno dos seus objetivos com relação ao nível de inglês e tornando o progresso menos perceptível ao longo das aulas.

Além disso, a união entre material didático e metodologia pode ser o segredo para você ganhar tempo no preparo das aulas e otimizar a sua rotina para adquirir mais alunos e trabalhar com todos de forma igualitária e com alta performance no ensino.

Para o material didático, considere utilizar recursos que saem do convencional, como plataformas digitais e ferramentas que tornem o ensino dinâmico e estimulem as 4 habilidades linguísticas: speaking, listening, reading e writing.

Caso o seu público seja as crianças, temos um artigo incrível aqui no blog sobre material didático de inglês infantil. Vale a pena conferir.

Defina o formato das aulas

Presencial ou remoto? Aulas em grupo ou individuais? Tudo isso precisará estar definido para que você estruture as aulas e defina como fará a transmissão do conhecimento para os seus alunos. Essa definição pode ser feita de maneira geral ou avaliando a realidade de cada cliente.

O fato é que, quando definido o formato, fica mais fácil de planejar os conteúdos, a dinâmica das aulas e, até mesmo, a frequência dos encontros.

Para aulas presenciais, você precisará avaliar os horários de acordo com o deslocamento, por exemplo, fator que não existe na realidade das aulas remotas.

Além disso, a definição do formato influencia diretamente na precificação das aulas, que será o próximo tópico. Os custos para aulas presenciais e remotas são diferentes e, por isso, precisam ser considerados na determinação do preço do seu serviço.

Precifique as suas aulas da forma correta

Quando o objetivo é ganhar dinheiro com aulas de inglês, precisamos tratar a profissão como um verdadeiro negócio. Sabendo disso, a precificação do serviço é um ponto crucial para determinar o sucesso ou o fracasso da sua empresa.

Portanto, construir padrões de preços de acordo com as condições das aulas que serão ministradas é um ponto de partida muito interessante para o professor que deseja obter sucesso. Tendo isso em vista, você deverá considerar os seguintes fatores na sua precificação:

  • custos envolvidos na realização das aulas: possíveis deslocamentos, ferramentas utilizadas na realização das aulas etc.;
  • poder aquisitivo do público-alvo: o preço das aulas precisa estar dentro da realidade orçamentária do seu público. Valores altos demais podem extrapolar o orçamento, mas aulas muito baratas podem gerar desconfiança com relação à qualidade do ensino;
  • comportamento do mercado: quanto os seus concorrentes estão cobrando pelas aulas? Esteja atento à competitividade para não ser engolido pela concorrência por conta de preço;
  • expectativa do público x entrega do serviço x tempo: o preço das suas aulas também podem variar de acordo com o tempo que o seu aluno levará para alcançar a fluência. Um processo mais rápido pode ser mais caro, a depender da necessidade do aluno.

A avaliação de todos estes fatores determinarão o preço da sua hora/aula e, consequentemente, do quanto cada aluno precisará pagar para utilizar os seus serviços e aprender inglês com a sua metodologia e o seu material didático.

Posicione-se de acordo com o seu público-alvo

Em marketing, costuma-se dizer que “quem quer falar com todos, acaba falando com ninguém”. Possuir um público-alvo bem definido facilita a comunicação e otimiza o processo de captação de alunos.

Lembre-se que você deverá se posicionar de forma diferente se o seu público for crianças, jovens ou adultos. Além disso, o público que quer aprender inglês para negócios pode se comportar de forma diferente daqueles que desejam aprender para realizar viagens.

Portanto, definir o seu público-alvo e se posicionar de acordo com o seu comportamento é fundamental para que o trabalho de marketing seja facilitado, como a criação de conteúdos nas mídias sociais.

Além disso, tal definição também pode influenciar na construção da estrutura das suas aulas, tendo em vista os objetivos dos alunos. Ou você pretende lecionar, de forma igual, para um aluno que pretende alcançar uma vaga de emprego fora do país e uma criança de 6 anos de idade?

Ao avaliar a sua contratação, o cliente em potencial poderá avaliar seus diferenciais de acordo com as suas necessidades. Isso poderá variar, e você precisará evidenciar o que realmente vale a pena, como:

  • experiências internacionais;
  • cursos realizados e diplomas obtidos (formação acadêmica);
  • resultados entregues na formação de outros alunos.

Utilize estratégias de marketing e vendas para captar mais alunos

Certamente, o marketing será a sua principal ferramenta na captação de alunos, haja vista que o sucesso de qualquer negócio, atualmente, está diretamente relacionado às suas ações de marketing, tanto digital quanto offline.

Portanto, atente-se a alguns pontos importantes na sua estratégia de marketing e tenha a certeza que está no caminho certo em direção à escalada do seu negócio.

Posicionamento digital

A primeira preocupação sempre será o seu posicionamento digital. Estar presente nas mídias digitais como um professor particular é fundamental. Portanto, atente-se a tornar o seu perfil no Facebook, no Instagram e no Linkedin, por exemplo, profissional.

É importante que esteja claro que você é um professor particular de inglês assim que o usuário acessar qualquer um dos seus canais. Por isso, organize as suas mídias e construa uma comunicação unificada, direcionando o público da forma correta para a contratação dos seus serviços.

Estratégia de conteúdo

Para que os seus canais digitais cresçam e ganhem seguidores/adeptos, você precisará criar conteúdos que prendam a sua atenção e despertem o desejo de acompanhar as suas publicações. Para isso, é primordial que o conteúdo criado seja realmente relevante para o seu público.

Dicas de inglês, curiosidades sobre a cultura dos países falantes da língua inglesa e até informações sobre o mercado de trabalho para fluentes em inglês podem ser conteúdos que atrairão seguidores e, possivelmente, clientes.

Construa uma comunicação que agregue valor à sua imagem e faça com que as pessoas te enxerguem como autoridade no assunto. Isso fará com que elas lembrem de você quando perceberem que precisam aprender inglês.

Testes, análises e otimizações

Toda e qualquer ação de marketing precisa ser testada, analisada e otimizada. Ou seja, à medida que você construir uma frequência de ações de marketing, avalie a sua eficácia na captação de alunos, entenda o que precisa melhorar e aplique as devidas otimizações com o tempo.

Este é um processo cíclico e interminável, onde você precisará estar disposto a melhorar constantemente. Dessa forma, será possível captar cada vez mais alunos e, efetivamente, ganhar dinheiro com aulas de inglês.

Trate a profissão de professor particular de inglês como um verdadeiro negócio

Eu não poderia finalizar este conteúdo de outra forma, que não ressaltando a importância de encarar a sua profissão de professor particular como um verdadeiro negócio, visando o lucro e buscando o crescimento da sua empresa.

Como um verdadeiro empreendedor, o professor particular estará disposto a buscar o crescimento contínuo e o aprimoramento constante das suas ações em busca de mais alunos e da melhor rentabilidade possível.

Por fim, chegou a hora de colocar a mão na massa! O passo a passo pode começar a ser executado hoje e você será o principal responsável pelo seu sucesso. Vamos lá?

Tags