Usando o ChatGPT para elaborar exercícios de inglês
Você já deve ter ouvido falar da nova IA - Inteligência Artificial que surgiu no final do ano passado e tem tido muita repercussão na mídia em razão de suas respostas e capacidades de redação de textos, estou certo?
Resumindo em um parágrafo: trata-se do ChatGPT, que é um chatbot, ou seja, uma inteligência artificial que responde perguntas e executa trabalhos em texto que lhe são solicitados num formato de conversa.
Já abordamos o impacto da tecnologia no ensino do inglês e muito se tem falado acerca das novas capacidades e possibilidades do ChatGPT como, por exemplo, a de redigir trabalhos de escola, redações, artigos, entre outros tipos de textos que utilizamos no nosso dia a dia.
É certo que as capacidades da IA são limitadas e ela não consegue executar todas as tarefas com perfeição. Entretanto, certas tarefas são sim muito bem executadas pelo ChatGPT e, felizmente para os professores, a elaboração de exercícios simples de inglês é uma delas!
O segredo para poder ter bons exercícios elaborados pelo ChatGPT é saber pedir o que se deseja obter. Isto é, fazer as perguntas certas!
Uma vez que se aprende como a ferramenta funciona, você pode ter bons resultados.
Quer aprender como utilizar o ChatGPT para elaborar bons exercícios de inglês para utilizar em suas aulas? Então, confere este artigo até o final e aprenda:
Como acessar o ChatGPT?
Como devo pedir para os exercícios serem elaborados?
Quantidade de questões que você quer
Tipo de exercícios
Nível de inglês dos exercícios
Assunto a ser abordado
Testando na prática
Como acessar o ChatGPT?
Tudo acontece em um site totalmente gratuito e o acesso é online. Isso quer dizer que você não precisa instalar nada em seu computador. Muito mais fácil, não é mesmo?
Basta acessar o site do ChatGPT, na tela inicial clicar em “Try ChatGPT” e em seguida fazer um cadastro rápido ou logar com sua conta do Google ou da Microsoft.
Pronto! Você já vai ser direcionado para a página inicial, com um menu à esquerda e um campo para ser preenchido na base da tela, onde fica a mensagem: “Send a message…”; é aqui que você introduz os comandos para a elaboração dos exercícios.
Mas preste atenção: se você não souber pedir direito, o chat não vai te entregar uma resposta satisfatória. Por isso na introdução falei sobre a importância de saber fazer as perguntas certas.
Agora, fique tranquilo que eu vou ajudar com você com isso. Continue lendo!
Como devo pedir para os exercícios serem elaborados?
Na hora de pedir para que o ChatGPT elabore algum conteúdo, você deve dar as ordens da forma mais específica e detalhada possível, para evitar que ocorram equívocos e erros advindos da má interpretação do que foi dito.
Ao pedir a elaboração de exercícios, por exemplo, é importante seguir um passo a passo:
- Primeiro: a quantidade de questões que você quer;
- Segundo: o tipo de exercício (múltipla escolha, tradução, pergunta e resposta, etc.);
- Terceiro: qual o nível de inglês dos exercícios;
- Quarto: assunto que vai ser abordado;
Para potencializar ainda mais o resultado do conteúdo gerado pelo chat, experimente começar seu pedido com a frase “aja como um professor de inglês e elabore…”. Isso faz muita diferença!
Você pode ainda acrescentar adjetivos, como “aja como um professor de inglês descolado/moderno e elabore…”. Use a sua criatividade!
Esta é uma sugestão que já foi testada e aprovada. Vamos agora ver cada um destes itens separadamente para entender como escrever cada um deles.
Quantidade de questões que você quer
Aqui você deve pedir o número de questões que deseja. Evite complicar e pedir para subdividir por letras ou mais de uma numeração. Pode confundir o chat e desenvolver algo diferente daquilo que você quer.
Pense em pedir da forma mais simples possível, como por exemplo: “elabore 10 questões…”.
Desta forma, ele vai fazer 10 atividades conforme pedido, enumerando de 1 a 10.
Deixe para fazer um novo pedido para exercícios diferentes, depois você pode recortar e montar a atividade completa em outro aplicativo, como o Word ou Google Docs, não pense em pedir uma atividade completa de uma vez só, isso vai complicar muito as coisas.
Tipo de exercícios
As possibilidades na hora da elaboração de exercícios é muito grande! A seguir vou listar os que já foram testados e aprovados:
- Ligue a palavra à sua tradução
- Complete os espaços em branco
- Frases para traduzir
- Frases para passar para o inglês
- Múltipla escolha
- Perguntas e respostas
Os exercícios no estilo “complete os espaços em branco” ficam muito bons, especialmente quando são de nível básico e intermediário.
Nos exercícios de múltipla escolha é importante que você especifique como quer as alternativas, por exemplo: “exercício de múltipla escolha com 5 alternativas, sendo 4 erradas e uma certa”.
A maior vantagem é que te poupa bastante trabalho de digitação e os exercícios são inéditos.
Uma folguinha para a sua criatividade, não é mesmo?
Nível de inglês dos exercícios
Este é um terreno um tanto nebuloso. Não sabemos exatamente de onde o ChatGPT vai buscar suas referências de básico, intermediário e avançado, mas estes termos costumam funcionar razoavelmente bem, especialmente nos níveis básico e intermediário.
Você pode experimentar dar uma referência a ele, como o CEFR. Peça exercícios do nível básico, conforme o padrão do CEFR e avalie se está condizente.
Quando se trata do nível mais avançado, fica mais difícil por conta dos vocabulários. Afinal, o que seria um vocabulário avançado?
É mais fácil modular a dificuldade do exercício por meio do assunto que vai ser abordado, no próximo passo.
Assunto a ser abordado
Em seguida escreva o assunto que quer abordar nos exercícios. Essa parte funciona muito bem, não costuma ter surpresas. Exemplos de assuntos: verbo to be, presente simples, presente perfeito, passado, modal can, modal should, modal could, etc.
Você também pode pedir o vocabulário que deseja que seja utilizado na elaboração das atividades, como por exemplo: partes do corpo humano, profissões, cores, números, etc.
O ideal é sempre utilizar um assunto gramatical e um vocabulário específico.
A não ser que seja um exercício básico de vocabulário (como os do tipo ligue a palavra à tradução), neste caso só é necessário dizer o vocabulário mesmo e pronto.
Como dito anteriormente, é mais fácil modular a dificuldade do exercício por aqui, já sabemos que um assunto como o tempo verbal past perfect, por exemplo, já traz uma maior dificuldade e é direcionado para um público de nível mais avançado.
Quanto ao vocabulário também se pode dizer o mesmo, pois se for um vocabulário mais técnico, que trate de economia, medicina ou engenharia, por exemplo, também é exigido um nível mais alto de compreensão do idioma.
Testando na prática
A seguir vão algumas sugestões para que você teste, basta copiar os termos abaixo e colar lá no ChatGPT e ver a mágica acontecer:
- Aja como um professor de inglês divertido e elabore 10 questões do tipo complete os espaços em branco de inglês básico, tratando do verbo to be;
- Elabore 10 questões do tipo ligue a palavra à sua tradução, de inglês intermediário, tratando do vocabulário referente às profissões;
- Aja como um professor de inglês experiente e elabore 5 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas certas e uma errada, de inglês avançado, abordando o past perfect e vocabulário referente a viagens espaciais;
- Elabore 10 questões com frases para traduzir, de inglês intermediário, abordando o passado simples e o modal should, com vocabulário referente às cores.
Lembrando que sempre é possível pedir que sejam elaborados mais exercícios com os mesmos termos que já foram pedidos, bastando simplesmente clicar em “Regenerate response”.
Uma boa dica é recortar aquelas questões que gostou, mandar gerar uma nova resposta e selecionar as que gostar novamente.
Outra boa dica é: se seus exercícios vierem sem resposta, basta pedir na próxima mensagem: “Agora, me dê as respostas dos exercícios”; o ChatGPT (como o próprio nome diz) é um chat, uma conversa, e tudo que foi falado anteriormente fica registrado e você pode consultar no momento ou mais tarde, no histórico.
Espero que tenha bons resultados usando essa ferramenta revolucionária. Experimente e depois nos conte o que achou!