Conheça o Pronunciation Assessment da Flexge

A importância da pronúncia no inglês é indiscutível: o aluno que aprende o idioma, precisa conseguir se comunicar. Logo, ela desempenha um papel fundamental na comunicação efetiva e na compreensão mútua entre falantes nativos e aprendizes da língua.

Uma pronúncia precisa e clara não apenas facilita a compreensão, mas também transmite confiança e proficiência no idioma falado..

Através de uma pronúncia adequada, somos capazes de transmitir corretamente nossas ideias, expressar emoções e estabelecer uma conexão mais profunda com os interlocutores.

Enquanto uma pronúncia incompreensível pode resultar em mal-entendidos, dificuldades de comunicação e até mesmo prejudicar a imagem e credibilidade do falante.

Não quer dizer que um pouco de sotaque seja inadmissível. Pelo contrário, às vezes um pouco de sotaque que nos permite reconhecer a origem do falante tem até um certo charme, mas a pronúncia não pode ser comprometida ao ponto de causar problemas.

Nesse contexto, um sistema de reconhecimento de voz que avalia a pronúncia do aluno e a compara com a de um falante nativo de inglês traz inúmeros benefícios. É exatamente disso que se trata a ferramenta "Pronunciation Assessment” da plataforma Flexge.

Quer entender como funciona e quais os benefícios do Pronunciation Assessment da Flexge? Então fique com a gente e confira neste artigo:

O maior desafio para aprender pronúncia
Não é necessário ter um professor nativo
Como funciona?
O professor pode supervisionar tudo
Sistema de sala de aula invertida

O maior desafio para aprender pronúncia

Existem diversos desafios para quem está aprendendo a falar inglês. Em relação à pronúncia, existem as questões fonéticas, como o do tão temido  “TH”, que representa um som que simplesmente não existe em português.

Existem também os diferentes sons que uma mesma letra pode representar em diferentes palavras, sendo que a vogal “I” é especialmente odiada por alguns estudantes neste quesito - e com toda a razão, diga-se de passagem.

Existem ainda combinações de letras que representam um fonema diferente no inglês e no português, caso típico do “CH”, por exemplo.

Entretanto, talvez o maior desafio para quem quer aprender a pronúncia correta das palavras do inglês seja: perder o medo de falar.

A inibição que se tem de falar um outro idioma diante de um grupo de pessoas é um desafio muito difícil de ser superado por muitas pessoas. Para estes alunos seria bem melhor, mais produtivo e confortável, poder estudar sozinho, pelo menos no início.

Graças à tecnologia isso já é possível! O aluno pode estudar sozinho, sem qualquer constrangimento de estar diante de outros alunos e colegas e, o mais importante, sem prejudicar a eficiência de seu aprendizado.

É exatamente isso que o Pronunciation Assessment permite: o aluno grava sua pronúncia e tem esta avaliada pelo sistema, que lhe dá um feedback instantâneo.

Não é necessário ter um professor nativo

Antigamente, a única forma de ter sua pronúncia avaliada por um nativo de língua inglesa era efetivamente encontrar um professor nativo, conversar com ele e ter este feedback diretamente desta pessoa.

Com o Pronunciation Assessment o aluno tem acesso a isso, um feedback imediato e preciso sobre sua pronúncia, sem a necessidade da supervisão de um professor - o que é muito mais cômodo (ele pode estudar a hora que quiser) e muito mais barato também!

Como funciona?

Existem diversos exercícios nos quais o aluno precisa repetir uma frase falada por um nativo de língua inglesa.

Após ouvir a frase, o aluno grava sua voz falando a sentença e imediatamente recebe uma avaliação de sua pronúncia, com uma porcentagem de acerto em comparação com a pronúncia do falante nativo.

O aluno pode escutar a frase inteira ou a comparação entre sua pronúncia e a do nativo em relação a cada palavra da frase. Assim, ele tem a oportunidade de corrigir possíveis erros e aperfeiçoar sua entonação, ritmo, tonicidade e outros aspectos fundamentais da pronúncia no idioma.

Além disso, a comparação com a pronúncia de um nativo fornece um padrão objetivo a ser alcançado, permitindo que o aluno se aproxime cada vez mais da fala autêntica. A avaliação baseada em porcentagem de acerto na pronúncia oferece um indicador claro do progresso do aluno.

Ao receber uma nota com base na precisão de sua pronúncia, o estudante pode medir seu desenvolvimento e estabelecer metas específicas para melhorar ainda mais sua habilidade de falar inglês. Essa abordagem objetiva motiva o aluno a se esforçar e progredir constantemente.

Conheça nossa plataforma!

O professor pode supervisionar tudo

Todas as gravações feitas pelo aluno ficam armazenadas na plataforma à disposição do professor que pode checar e avaliar as dificuldades do aluno, assim ele pode monitorar o desempenho dos estudantes de maneira mais eficiente.

Desta forma, fica fácil identificar os padrões comuns de erro e adaptar suas estratégias de ensino para abordar as necessidades individuais de cada estudante. Isso cria um ambiente de aprendizado mais dinâmico e personalizado, promovendo uma melhoria mais rápida e eficaz na pronúncia.

Esse tipo de tecnologia oferece a oportunidade de aprimorar a pronúncia de forma interativa, personalizada e objetiva, auxiliando tanto os estudantes quanto os professores no processo de ensino e aprendizagem do inglês.

Sistema de sala de aula invertida

Quando o aluno estuda primeiro sozinho, buscando o conhecimento por sua conta, com seu próprio esforço e interesse e só depois é supervisionado e orientado por um professor, todo o aprendizado acontece de uma forma mais natural e eficiente.

Este é o modelo conhecido como sala de aula invertida ou flipped classroom em inglês; um modelo consagrado e utilizado pelas melhores instituições de ensino do mundo.

O professor só gasta seu tempo com o que realmente importa: as dificuldades do aluno. Ele não precisa dar uma explicação de toda a matéria, sendo que o aluno pode ter facilidade em grande parte dela, o que aprimora muito o processo de aprendizagem, o tornando mais eficiente.

É exatamente este modelo que se utiliza na plataforma da Flexge, inclusive quando se faz uso do Pronunciation Assessment como você pôde perceber acima.

Conheça a Flexge e se surpreenda

Quer experimentar o Pronunciation Assessment e muitos outros recursos e ferramentas para o ensino do inglês?

Acesse nosso site e faça um teste gratuito, você vai se surpreender!

Além do sistema de pronúncia, existem planos de aula, milhares de exercícios, avaliações, certificados e muitas outras facilidades para professores e alunos.

Entre de vez para a educação 4.0 e não fique para trás.