Facilitação gráfica no ensino de inglês: como usar imagens para ensinar o idioma

Sabemos que quanto mais estímulos são utilizados durante uma aula, maior a capacidade de absorção dos alunos.

O uso de recursos audiovisuais é muito importante e provoca mais interesse e um melhor aprendizado do aluno, sem dúvidas.

Mas não pense que você precisa de todo um aparato tecnológico para poder aproveitar os benefícios do uso de imagens em suas aulas!

Com gráficos, desenhos e figuras simples já é possível causar uma incrível otimização do aprendizado do seu aluno. Estamos falando de algo que o próprio professor pode fazer e sem precisar ser um exímio desenhista.

O negócio é que a ideia e a mensagem transmitida são muito mais importantes do que o desenho ou a imagem em si.

Quer entender melhor porque a facilitação gráfica é muito poderosa e como se utilizar dela para melhorar ainda mais a qualidade das suas aulas de inglês? Então vem com a gente! Aqui você vai conferir:

Por que a facilitação gráfica no ensino funciona?

Como utilizar a facilitação gráfica no ensino?
Desenhos feitos pelo professor
Memes, fotos e imagens engraçadas
Mapas mentais
Histórias em quadrinhos e charges
Gráficos

Quais recursos usar para a facilitação gráfica?
Quadro branco e pincel
Flipcharts
Projeção

Por que a facilitação gráfica no ensino funciona?

Utilizando-se de imagens o professor estimula diversas áreas do cérebro do aluno ao mesmo tempo, o que acaba por causar os seguintes efeitos:

  • Ajudam a facilitar a memorização e absorção de vocabulário
  • Funciona melhor para alunos com dificuldade de aprendizado
  • Estimula habilidades diferentes ao mesmo tempo
  • Estimula a criatividade dos alunos (e do professor também)

Além desses benefícios para o aluno, ainda traz algumas vantagens para o professor:

  • Facilitação da preparação da aula
  • Não necessita de muitos recursos
  • Pode salvar uma aula caso os recursos tecnológicos falhem (pincel e quadro branco são suficientes)

Como utilizar a facilitação gráfica no ensino?

Este método é tão eficiente que normalmente é o primeiro utilizado com crianças e até mesmo com adultos (dependendo da metodologia).

Cartões com fotos e a respectiva palavra em inglês são o mais comum – já ouviu falar dos flashcards, certo? Normalmente crianças começam com vocabulários simples como o referente a nome de frutas, animais, pessoas, parentes, etc.

Mas a facilitação gráfica pode ir muito além disso. Você pode usar recursos como infográficos, mapas mentais, charges, fotos e até memes.

Estes recursos podem ser utilizados para alunos do básico ao avançado, causando um excelente impacto no aprendizado em todos os níveis.

A seguir, veremos algumas formas de fazer a facilitação gráfica nas suas aulas de inglês.

Desenhos feitos pelo professor

Esta é a forma mais básica e fácil de fazer uso deste recurso.

Para a apresentação de vocabulários como nome de partes do corpo humano, parentesco (árvore genealógica), nome de locais, profissões, objetos, enfim, tudo que seja concreto e fisicamente palpável, é uma excelente opção.

Basta desenhar e puxar setas que ligam aos respectivos nomes em inglês do que está sendo mostrado.

É sempre importante lembrar que a qualidade do desenho é muito menos importante do que a ideia que ele transmite.

Às vezes é exatamente a baixa qualidade do desenho que faz com que o aluno fixe o vocabulário, pois ele fica tão surpreso (e acha graça) quando descobre do que se tratava o desenho, que aquilo fica marcado em sua memória.

Memes, fotos e imagens engraçadas

É um recurso muito valioso especialmente para aulas online. É muito fácil encontrar nas redes sociais centenas de memes sobre quaisquer assuntos que você quiser abordar.

Também pode ser usada em aulas presenciais por meio de projeção ou mesmo envio para os computadores ou celulares dos alunos (um grupo no Whatsapp ou Telegram pode facilitar bastante o processo).

Pode ser utilizado para introduzir um assunto ou tópico específico ou ainda para chamar a atenção dos alunos em momentos em que poderia estar havendo algum tipo de dispersão ou falta de interesse; todo mundo gosta de um meme sarcástico e engraçado!

Entre tantos recursos que podem ser utilizados em aulas online, tenha certeza que este é um dos poderosos.

Mapas mentais

Os mapas mentais são uma importante ferramenta para organizar ideias por meio de uma estrutura gráfica simples, mas que facilita muito a memorização.

É ideal para mostrar construções gramaticais e comparações entre tempos verbais e o uso de diferentes verbos auxiliares, por exemplo.

Histórias em quadrinhos e charges

Os quadrinhos (ou gibis) são a junção perfeita entre desenhos e texto.

É uma forma de arte muito subestimada no Brasil, mas que possui muita relevância em alguns países como o Japão por exemplo, onde existem quadrinhos para todo o tipo de público e com temáticas que vão desde o infantil, passando pelo erótico e chegando à crítica social e até mesmo o terror.

Também é fácil encontrar uma enorme gama de quadrinhos em inglês na internet, basta procurar aquele que toque no assunto que você deseja abordar.

Gráficos

A leitura de gráficos por si só já é uma habilidade que vale a pena ser aprendida.

Para aulas mais avançadas de inglês ou aulas de inglês para empresários (business) há inúmeros temas e assuntos que podem ser introduzidos por meio de gráficos.

Tudo que trate de economia ou de comportamentos sociais pode ser abordado por meio de gráficos de pesquisas e estudos realizados sobre um determinado assunto.

Uma aula que vá tratar de termos técnicos de contabilidade, por exemplo, pode ser introduzida por um gráfico que mostre um fluxo de caixa, com a entrada e saída de valores.

Quais recursos usar para a facilitação gráfica?

Em aulas remotas, o jeito mais simples é usar o compartilhamento de tela e imagens digitais, mas nada impede que você se valha de elementos físicos colocados diante da câmera.

Em aulas presenciais, há várias opções:

Quadro branco e pincel

É o jeito mais clássico (depois do giz e quadro negro) e simples de se valer da facilitação gráfica.

Agora você deve estar pensando: “mas eu não sei desenhar!”. Isso não importa, lembre-se: o importante é a ideia transmitida e não a qualidade do desenho.

Flipcharts

Possui a vantagem de ser reutilizável - caso você dê valor à sua arte ou não queira ter que ficar desenhando novamente - pois você pode fazer de antemão ou durante uma aula e guardar para usar numa próxima.

Projeção

Você pode fazer uso de qualquer tipo de imagens digitais por meio do uso de um data show ligado ao computador.

Neste caso você pode usar qualquer tipo de material audiovisual, ou seja, além de imagens, pode usar vídeos, áudios e tudo mais que sua criatividade permitir.

Conclusão

Enfim, você pode e deve usar todos os recursos tecnológicos que estiverem à sua disposição para dar suas aulas, mas saiba que o uso de imagens e gráficos não estão restritos à tecnologia.

Como você viu acima, é possível usar a facilitação gráfica sejam quais forem os materiais que estejam à sua disposição.

A história da humanidade começou a ser escrita através de recursos gráficos (as pinturas rupestres). Faz parte da linguagem humana utilizar estes recursos. Use a sua criatividade para utilizar a facilitação gráfica no ensino de inglês e perceba como seus alunos vão gostar!