5 pontos positivos da tecnologia na educação
“Meu filho não sai do celular”, “Meu filho fica o dia todo no computador”. Certamente, você já ouviu frases como essas de pais que possuem filhos em idade escolar nos últimos anos. Não é?
A realidade é que a tecnologia chegou para ficar, e nós estamos cada vez mais imersos e dependentes dos apetrechos tecnológicos. Com isso, utilizar a tecnologia na educação se tornou uma necessidade para que os jovens se mantenham engajados nos estudos.
Diante desse cenário, como essa colaboração entre os recursos digitais e o sistema educacional pode funcionar, e quais são os reais benefícios dessa união? É exatamente isso que veremos a seguir. Siga a leitura e entenda!
Neste artigo, você verá:
Tecnologia na educação: ajuda ou atrapalha?
5 pontos positivos da implantação da tecnologia na educação
- maior dinamismo nos estudos;
- aumento do engajamento dos alunos;
- abordagem dos temas em diferentes formatos;
- compartilhamento de dados facilitado;
- protagonismo passado do professor para o aluno.
Tecnologia na educação: ajuda ou atrapalha?
Sabendo que o contato com a tecnologia está se dando cada vez mais cedo, precisamos parar para refletir sobre o impacto desse novo comportamento na evolução e no aprendizado de crianças, adolescentes e adultos.
Desde os primeiros anos de vida, os pequenos já passam algumas horas do dia assistindo a vídeos em plataformas como Youtube Kids, aprendendo a manusear celulares e tablets antes mesmo de falar ou caminhar.
Desta forma, como podemos esperar que, ao atingir a idade escolar e começar a frequentar uma unidade de ensino regular, os alunos passem a aderir a um sistema educacional analógico e pouco atraente?
É fato que, se nada for feito para que a tecnologia seja incluída na rotina de sala de aula, o desinteresse pelos estudos aumente e fatores como a evasão escolar se tornem uma preocupação ainda maior.
Se não utilizada como recurso, a tecnologia se torna uma barreira no aprendizado
Antes de mais nada, precisamos considerar os fatos:
- desde os primeiros anos do ensino fundamental, uma boa parcela dos estudantes já possuem contato com celulares, tablets ou computadores;
- a dinâmica de sala de aula, no formato convencional, já não é mais tão atrativa para os alunos, principalmente para o público adolescente.
A partir disso, começamos a compreender que, caso o processo de ensino não seja adaptado e a tecnologia na educação não seja uma realidade, o livro e o celular se tornam concorrentes. O grande problema é que a concorrência é desleal!
É exatamente por isso que é fundamental que os formatos das aulas e das dinâmicas de ensino sejam adaptados, visando captar a atenção dos alunos e incluir o celular, o tablet ou o computador na rotina de estudos. Mas quais são as vantagens disso?
5 pontos positivos da implantação tecnologia na educação
Considerando a realidade do comportamento dos estudantes deste século, a tecnologia na educação se torna uma necessidade. Quando incluída de forma assertiva no processo educacional, ela pode se tornar um importante aliado de professores e alunos na absorção de conhecimento. Confira!
Maior dinamismo nos estudos
Seja para utilização dentro de sala de aula ou como recurso de estudo de casa, a utilização da tecnologia torna o estudo mais dinâmico, dando a possibilidade de os alunos aprenderem com textos, vídeos, áudios e todo formato disponível na internet.
Além disso, as dinâmicas que podem ser criadas para estimular o estudo prévio e o debate em sala de aula são ainda mais atrativas. Desta forma, a busca pelo conhecimento se torna mais fácil e mais rápida, otimizando o tempo e acelerando o processo de aprendizado.
Ademais, além do conteúdo em si, os professores podem criar desafios, jogos e diferentes formas de engajar os alunos e mantê-los interessados em captar mais conhecimento e progredir cada vez mais na jornada estudantil.
Aumento do engajamento dos alunos
É fato que a inclusão da tecnologia no processo de aprendizagem torna a rotina do aluno menos cansativa e mais atraente. A realidade de escolas e professores particulares que incluíram os recursos digitais na rotina é de muito mais engajamento por parte dos alunos.
Aplicativos e plataformas de educação trouxeram a gamificação para dentro da sala de aula, construindo dinâmicas de jogos, competições etc., que fazem com que o engajamento seja muito maior.
Dessa forma, o celular, o tablet e o computador deixaram de ser concorrentes e se tornaram importantes aliados do processo de ensino. Atualmente, já é difícil falar de educação de qualidade e não pensar na tecnologia como ferramenta.
Abordagem dos temas em diferentes formatos
Esse é um ponto positivo da inclusão da tecnologia na educação que está intrínseco nos tópicos que destaquei acima. O fato de os conteúdos serem abordados em diferentes formatos por meio de recursos digitais influencia diretamente na dinâmica e no engajamento das aulas.
Poder absorver conteúdo em texto, áudio e vídeo, e depois debatê-lo em sala de aula por meio de jogos e dinâmicas de grupo, em um formato horizontalizado e que estimula a participação do aluno se mostra muito mais atrativo do que o formato tradicional.
Hoje, as mais variadas plataformas de ensino incentivam a gamificação e trazem funcionalidades que entregam um universo de possibilidades para os professores. Naturalmente, aqueles que as utilizam da melhor forma costumam conquistar os alunos e ter uma vida mais fácil dentro da sala de aula.
Compartilhamento de dados facilitado
É incrível o professor poder compartilhar artigos, resumos, infográficos, vídeos e qualquer tipo de conteúdo com os seus alunos de forma rápida, sem a necessidade de gerar dezenas de cópias de papel.
Além disso, o compartilhamento de resultados de provas, trabalhos, simulados e outras atividades que demandam um retorno aos alunos fica muito mais fácil.
Naturalmente, boa parte das dinâmicas convencionais se mantém, como o estímulo da escrita e da construção de resumos para a absorção máxima do conhecimento. O ponto positivo, aqui, é que a tecnologia na educação te possibilita aumentar o volume de conteúdo em diferentes formatos.
Protagonismo passado do professor para o aluno
Deixei esse ponto positivo da tecnologia na educação por último porque ele é o mais importante de todos! O protagonismo na dinâmica de sala de aula precisa ser do aluno, mas isso é muito difícil no formato convencional, que eu e você vivenciamos na sala de aula.
Quando o aluno passa a ter contato com os temas antes mesmo da aula começar, e utiliza o tempo com o professor para se aprofundar em determinados assuntos, tirar dúvidas e construir discussões em grupo, a relação professor-aluno se horizontaliza e o estudante ganha destaque.
Com os recursos digitais, ele se torna protagonista do seu aprendizado e pode construir muito mais, pois possui um universo ao seu dispor. Desta forma, o professor não precisa mais ser o único detentor do conhecimento, passando a exercer um papel de facilitador dentro do processo de ensino.
O aluno não é o único beneficiado
Eu não poderia deixar de finalizar este artigo falando sobre o quanto os professores também são beneficiados pela tecnologia inserida no sistema educacional. Além de tudo o que destaquei acima, que envolve tanto os professores quanto os alunos, preciso destacar um fator extra.
É fato que você precisará repensar o seu jeito de ensinar. Mas com diversos recursos tecnológicos disponíveis, o professor ganhou muitas ferramentas que possam auxiliar no preparo das aulas e na otimização do tempo fora da sala de aula.
Ao invés de passar horas preparando o conteúdo, já é possível encontrar ferramentas que servem como base para a organização dos temas, dando ao professor a possibilidade de se preocupar mais com as dificuldades dos alunos e personalizar o ensino de forma geral.
Você já utiliza algum tipo de recurso tecnológico nas suas aulas? Conte-nos a sua experiência nos comentários e nos ajude a contribuir com outros professores que também possuem esse objetivo.